Solicitar orçamento

Wrasse climbing gourami amur pike Arctic char, steelhead sprat sea lamprey grunion. Walleye

Contacts
Location
523 Sylvan Ave, 5th Floor
Mountain View, CA 94041USA
diferenças_e_tipos de aplicações das_diversas_ligas_de_Aço_Inox

Super-Duplex, Duplex e Alto Níquel: conheça as principais diferenças e tipos de aplicações das diversas ligas de Aço Inox

Que aço inox não é tudo igual, nós já falamos aqui. Mas você sabia que existem, ainda, uma série de ligas especiais deste material? Com propriedades distintas, seu uso está principalmente atrelado a diferentes aplicações industriais. Aço inox super-duplex, duplex e ligas de alto níquel são algumas dessas variações, extremamente resistentes aos ambientes de maior agressividade físico-química e mecânica.

Em geral, a escolha entre essas variedades de aço inoxidável depende das condições específicas de cada operação, incluindo o tipo de ambiente corrosivo, temperatura, pressão e requisitos mecânicos. Cada tipo oferece uma combinação única de propriedades que os tornam adequados para diferentes situações.

Aço inoxidável super-duplex

O super-duplex é uma classe de aço inoxidável que contém cromo, molibdênio e níquel em quantidades significativas, além de outros elementos de liga como nitrogênio e manganês. Ele possui uma combinação única de alta resistência à corrosão, especialmente em ambientes agressivos, e alta resistência mecânica. Bastante utilizado pela indústria de petróleo e gás, o aço inox super-duplex é frequentemente aplicado em equipamentos offshore, como tubulações submarinas, plataformas de petróleo e trocadores de calor.

Aço inoxidável duplex

Assim como o super-duplex, o aço inoxidável duplex também contém cromo e níquel em quantidades significativas, mas em proporções menores, além de possuir um teor mais alto de molibdênio. Ele oferece uma boa combinação de resistência à corrosão, especialmente em ambientes contendo cloretos, e resistência mecânica. A boa soldabilidade é também uma de suas propriedades de destaque.

O aço inox duplex é usado em uma variedade de aplicações, incluindo indústria química, petroquímica, papel e celulose, entre outros. Equipamentos como tanques de armazenamento, trocadores de calor e sistemas de tubulação podem ser feitos a partir dessa liga especial.

Ligas de alto níquel

As ligas de alto níquel são compostas principalmente de níquel e cromo, com adições de outros elementos como molibdênio, cobre e ferro. Elas possuem excelente resistência à corrosão, mesmo em ambientes extremamente corrosivos, altas temperaturas e ambientes oxidantes. Por conta disso, as ligas de alto níquel são frequentemente utilizadas em ambientes químicos agressivos, processos de fabricação de produtos químicos em geral, plantas de dessalinização, indústria nuclear, processamento de ácido sulfúrico e em equipamentos que exigem resistência à corrosão em alta temperatura, como fornos e trocadores de calor.