Grandes aliados para as mais diversas aplicações e estruturas fabris que exigem soluções fortes, duráveis e resistentes, os tubos de aço inox são reconhecidos por um atributo que os diferencia de outros materiais metálicos: eles não enferrujam! E isso acontece em virtude de uma série de fatores e características, como a formação de uma camada protetora de óxido de cromo em seu revestimento, sua composição química controlada e a alta qualidade de acabamento de suas superfícies.
Liga metálica com cromo
Entre os metais que compõe a liga do aço inoxidável está o cromo, em um percentual geralmente acima dos 10%. E é exatamente a presença desse material que amplia o potencial de resistência à corrosão e ferrugem do aço inox. Ao ser exposto ao oxigênio, forma-se uma fina camada de óxido de cromo na superfície da liga metálica, agindo como uma verdadeira barreira protetora. Essa camada é ainda autorregenerativa, ou seja, se ela é danificada de alguma forma, prontamente reage com o oxigênio novamente, recuperando seu potencial contra oxidação.
Composição química
Formado por uma série de diferentes metais, como o cromo, níquel, molibdênio, entre outros materiais, a composição química do aço inox é cuidadosamente controlada durante seu processo produtivo para que, dependendo do grau do aço a ser desenvolvido, ele seja ainda mais resistente à ferrugem e corrosão. Existem diversos tipos de aço inoxidável, cada um deles com propriedades e aplicações específicas.
Acabamento de alta qualidade
Para garantir todo o potencial de resistência do aço inox, durante seu processo produtivo, o acabamento das superfícies é levado em conta, priorizando a alta qualidade. Isso evita a presença de irregularidades e rachaduras que poderiam propiciar o início da corrosão. Desta forma, a liga metálica é capaz de suportar, por exemplo, a exposição prolongada à água salgada, produtos químicos, ácidos e variações constantes de temperatura.