Solicitar orçamento

Wrasse climbing gourami amur pike Arctic char, steelhead sprat sea lamprey grunion. Walleye

Contacts
Location
523 Sylvan Ave, 5th Floor
Mountain View, CA 94041USA
aco-inox-no-segmento-automotivo

Expansão da indústria automotiva e seu impacto no mercado do Aço Inox

Neste mês de abril, a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) anunciou um investimento de R$ 125 bilhões até 2032 no país, com foco no aumento da produção de veículos, geração de empregos e descarbonização do setor. E nesse sentido, o cenário otimista que toma conta do segmento, deve impulsionar outros mercados como o do aço inox, amplamente utilizado na produção desses bens.

Resistente e durável, o aço inox tem permitido a construção de veículos cada vez mais leves e certamente será demandado em maior escala nos próximos anos. É o material predominante em estruturas como as carrocerias e nos sistemas de exaustão dos automóveis, em peças como escapamento, tubos ou cápsulas de catalizadores. Outras aplicações são as voltadas à segurança e frenagem, como a malha de fios dos airbags e discos de freio. Filtros, tanques de combustível e medidores de óleo, por ficarem em contato direto com substâncias abrasivas e corrosivas, são igualmente produzidos em aço inox.

A expansão dos carros elétricos

Em termos de expansão, o mercado de carros elétricos segue igualmente com boas projeções. Segundo um estudo da consultora AlixPartners, a participação dos elétricos no mercado automobilístico mundial pode chegar a 54% até 2035. No Brasil, embora essa comercialização seja mais modesta em comparação a outros países, de acordo com a ABVE – Associação Brasileira do Veículo Elétrico -, já são mais de 150 mil unidades em circulação.

O cenário é também bastante promissor aos fabricantes de soluções em aço inoxidável. Os novos motores elétricos e baterias recarregáveis são os itens que têm a liga metálica em maior volume na sua fabricação. O aço inox ganhará também presença em outros elementos dos modelos eletrificados, além, é claro, das carrocerias e outras aplicações voltadas à segurança e frenagem, como já acontece nos carros à combustão.

Outra aplicação relevante do aço no mercado dos carros elétricos, diz respeito aos pontos de abastecimento dos veículos, ou eletropostos, que contam com a liga metálica para sua estrutura e construção.

É por isso que a Krominox, como uma das maiores fabricantes de tubos e soluções em aço inoxidável, segue ampliando sua capacidade fabril, pensando em atender com eficiência e velocidade às demandas inerentes da indústria automotiva. A partir de um portfólio completo com tubos de diferentes bitolas e laminação da costura longitudinal, um diferencial em sua área de atuação, a companhia atende de forma personalizada a necessidade de cada setor, e as particularidades de produção e projetos.