Solicitar orçamento

Wrasse climbing gourami amur pike Arctic char, steelhead sprat sea lamprey grunion. Walleye

Contacts
Location
523 Sylvan Ave, 5th Floor
Mountain View, CA 94041USA
Moedas

Curiosidade: Você sabia que as moedas brasileiras são feitas de Aço Inox?

Considerado um dos materiais mais resistentes e duráveis da atualidade, o aço inoxidável é a liga metálica predominante no processo de fabricação das moedas brasileiras. Mais maleável para conformação quando comparado a outros metais, sua aplicação permite que sejam produzidas até 800 moedas por minuto.

Pensando na composição de cada moeda que circula em nosso país, as moedas de um, cinco, 10 e 25 centavos, em suas primeiras versões dos anos 90 – que ainda se mantêm íntegras até os dias de hoje – são feitas puramente de aço inox.  Já as versões mais recentes dessas moedas, também compostas pelo aço inox, passaram então a ser revestidas com cobre ou bronze, para que tivessem uma coloração especial.

Quanto às moedas de 50 centavos, por muitos anos sua composição foi de cuproníquel, mas com o aumento do preço deste metal, o aço inoxidável surgiu como uma alternativa certeira em sua substituição. Já a moeda de um real possui aparência e composição diferentes – sua parte central, prateada, é feita de uma liga de cobre e níquel; enquanto sua parte externa, dourada, tem como base uma liga composta por cobre, níquel, estanho e prata.

Como são feitas as moedas

Para entender um pouco mais sobre o passo a passo deste processo fabril, podemos dizer que os pequenos discos de metal chegam prontos e lisos na Casa da Moeda e lá são cunhados, para receber as imagens, símbolos e relevos instituídos para cada unidade monetária. Este processo é realizado a frio, por meio da força de compressão. Depois, as moedas já moldadas são divididas em pequenos sacos de plástico transparente, pesadas e enviadas para o cofre, onde ficam até que seja liberada sua entrada em circulação.