Considerado um dos setores de maior expressividade à economia brasileira, o agronegócio deve apresentar um avanço de 8% em seu PIB, neste ano de 2023, segundo o Instituto Brasileiro de Economia, da Fundação Getúlio Vargas (FGV – Ibre). Fomentando o bom desempenho desse segmento, o uso de ferramentas e soluções em aço é cada vez mais frequente, em diferentes etapas dessa atividade. Fornecidos por grandes companhias como a Krominox, líder nacional na produção de tubos em aço inoxidável, a demanda por esses insumos deve acompanhar tal projeção positiva para o período.
Ao apresentar inúmeros benefícios, o aço é sinônimo de força, resistência, versatilidade e durabilidade, ainda que aplicado em ambientes de alta agressividade e impacto como os do agronegócio, onde maquinários e instalações automatizam os processos manuais e ficam, muitas vezes, expostos às intempéries.
Confira, a seguir, as diferentes contribuições da liga metálica a este segmento:
Aço nos maquinários
Ao oferecer a resistência e a durabilidade demandadas pelos maquinários agrícolas, o aço está presente na plantação, em arados, ceifadeiras e colheitadeiras. Sua baixa taxa de manutenção otimiza a atividade e agrega economia, levando-se em conta, ainda, que ferramentas e estruturas desenvolvidas em aço são 30% mais leves quando em comparação a outros materiais.
Aço nas estruturas do campo
Cercas, telas metálicas e estufas para cultivo são algumas das estruturas do campo que contam com o aço em sua composição. Expostas às ações do tempo, essas superfícies necessitam de materiais resistentes como a liga metálica para que sua longevidade esteja garantida. Além de apresenta uma durabilidade assegurada por décadas, o aço é um material 100% reciclável e pode ser reaproveitado em soluções futuras, desenvolvidas a partir do metal.
Aço nos espaços de armazenamento e refrigeração
Após a colheita, os alimentos precisam ser armazenados e, algumas vezes, refrigerados até chegar ao seu destino. Nesse sentido, galpões, silos e câmaras de resfriamento, construídos em aço, tornam-se mais duráveis e de fácil higienização, uma vez que a liga metálica apresenta superfície lisa e simples manuseio. Quando estruturados em aço, os espaços de armazenamento podem ter seu tempo de construção reduzido em 40%, em comparação a outros meios, como a alvenaria.